quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TRADICIONALISMO HOJE (clique tb no título)

TRADICIONALISMO


   O gaúcho é a pessoa que nasce ou nasceu no Rio Grande do Sul; pode viver neste estado ou em outros. No passado a vida do gaúcho foi muito sofrida.Os chamados gaúchos não eram bem vistos .Não tinham casa, nem família.Eram andantes.Piões, trabalhavam para fazendeiros, principalmente, andavam a cavalo e pegavam o gado fugitivo.Não eram bem vistos. Somente com o passar do tempo foram constituindo família e integrando-se nas comunidades.Os nossos antepassados, quando aqui em Alegria vieram, deixaram marcas de muito trabalho e dedicação a esta terra.Foi construindo a história, cada página, com muito suor e sacrifício.
      Hoje o gaúcho é sinonimo de respeito, honra e possuidor de valores.Os diversos CTGs(Centros de Tradições Gaúchas),são a prova destas afirmações.Somente são admitidos pessoas de bem, de conduta exemplar.
      Possui algumas caracteristicas peculiares: linguajar típico do sul; a sua roupa tradicional é a bombacha, camiseta, lenço, bota, alpargata e guaiaca ou arrasta e , chapéu; antigamente usava a chiripa , o qual, com o tempo, se transformou em bombacha. A sua comida típica é o churrasco. Gosta muito também de carreteiro.Quanto à bebida, o chimarrão aparece em preferência;nos momentos de lazer aprecia uma cervejada, enquanto conta uns causos, histórias, as quais passam de pai para filho, de geração em geração.
     O gaúcho é madrugador e trabalhador.Escuta uma boa música enquanto toma chimarrão, planejando o seu dia e deixando em dia a sua prosa..De pai para filho transmite os bons costumes, a religião, os princípios de cidadania e hospitalidade.O gaúcho, hoje cresce atualizando-se dentro na nova tecnologia presente em toda a parte.Participa das diversas reuniões e não é mais um “mané que vai com os outros”.Lê livros e jornais. Possui a sua opinião formada, fruto da busca constante do conhecimento. E isto ele faz questão de passar para os seus filhos, nas suas andanças e passeios com a família pelo Rio Grande do Sul e outros estados e nações...É político, com opinião formada.Analisa as propostas e candidatos.Decide-se pelo que é melhor para o Rio Grande do Sul e sua cidade.Não vota em “fulano” porque alguém lhe pede, porém, vota por princípios próprios, sabendo que a votação é secreta.
    Depois do lar, nada melhor do que na escola para o filho continuar a receber as lições sobre o que é tradicionalismo. Não é somente usar a roupa típica. É muito mais!É o amor ao Rio Grande, a sua terra, a sua família; a sua escola, comunidade; aplaudindo o que é bom e não aceitando passivamente situações que apenas venham a favorecer determinadas pessoas; Não há duas verdades.Somente uma.Usando da sua liberdade e amparado na constituição,não tem medo de falar a verdade! O gaúcho respeita o meio ambiente. Leonardo Boff nos lembra dizendo: “ou nós mudamos ou nós morremos”.Isto nos fala bem alto; o descuido em relação à natureza leva a nossa própria destruição.No nosso município muita coisa precisa ainda ser feita para melhor conscientizar a todos os gaúchos alegrienses objetivando um presente e futuro melhor.”Quem sabe faz a hora não espera acontecer”(Geraldo Vandré)