FAZENDO APRESENTAÇÕES E TEATRO: caminho certo para melhorar a oralidade e socializar a aprendizagem.
Seguindo orientações do CURSO DO GESTAR E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, diga-se de passagem, ambos excelentes, parabéns aos professores qu estão fazendo; os grandes beneficiados são os alunos.
Alguns anos atrás escola preocupava-se muito com textos narrativos, descritivos e dissertativos.Um trabalho voltado apenas para o universo escolar.O aluno escrevia e entregava para o professor com o objetivo de receber uma nota.Com os PCNs, chegaram também os gêneros.Diversos gêneros: tendo por objetivo preparar a criança para a sua vida social.Extrapolando os muros da escola, abrindo o caminho para a realidade social do estudante.William R.Cereja, pergunta, numa de suas palestras: Ò que o cidadão faz lá fora?, que tipos de textos ele escreve?"O cidadão escreve uma carta para alguém, um e-mail para alguém,escreva uma carta para um jornal discordando de alguma coisa, pode escrever um ensaio, pode escrever um artigo no jornal da comunidade, da igreja, do sindicato, pode escrever um poema, um conto.Todos estes textos são generos do discurso.A isto nós chamamos de práticas sociais da leitiura e da escrita.Estas práticas sociais cabe à ecsola desenvolver.Se lá fora o cidadão faz um abaixo assinado para reivindicar alguma coisa, por que a escola não pode ensinar e desenvolver estes tipos de textos.É esta a função da escola.Por que não trabalhar o abaixo-assinado?Isto não significa que a escola deva deixar de lado os contos, as narrativas etc.....em vez da dissertação, ainda muito solicitada nos vestibulares, nós temos hoje gêneros dissertativos.A proposta hoje é desenvolver no estudante um conjunto de gêneros, competências, habilidades: Desenvolver cinco capacidades: narrar,contar,expor,a capacidade de instruir e a capacidade de argumentar.Tudo relacionando a fatos reais.Isto é fazer acontecer na prática.Se estuda cartas, escrever uma carta para alguém. Caso estude e-mails, mandar para alguém....O objetivo é sempre levar a cabo o projeto de produção textual.Isto dá sentido ao ensino.Se faço trabalho com poemas, o objetivo é divulgar estes poemas....a escola muito tempo privilegiou a produção escrita textual.O MEC tem alertado a importância do desenvolvimento da oralidade.Na vida social não apenas escrevemos, mas também falamos e muito.Falalmos em diversas situações pública.Somos muitas vezes avaliados pela maneira como nos expressamos.Cabe á escola desenvolver estas competências dos diversos gêneros orais.Posso dizer que a Escola Carlos Lourenço Martini, pensando em tudo isto, procura sempre socializar os diversos conhecimentos adquiridos.Diversas apresentações dos alunos por ocasião do hasteamento da Bandeira Nacional, em homenagens, nas apresentações na RADIO VIDA NOVA ESCOLAR e na exposição e divulgação dos trabalhos escolares.Ainda, convém destacar o BLOG: EDUCALEGRIA, no qual toda a comunidade tem acesso.Estamos no caminho certo.Parabéns a todos os professores.