Add caption |
Está em andamento um CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADO para todos os professores municipais de Alegria, sob a coordenação do Professor Valsenio Gaelzer da SETREM, Desenvolvendo temas como:
O papel do professor e o cuidado
com o ato de educar na sociedade do conhecimento entrelaçando conteúdos e
comunidade.
1-O prof. na contemporaneidade.
2- Cuidado com o ato de educar.
3- Sociedade do conhecimento.
4- Entrelaçar os conteúdos e a comunidade.
1-Papel do professor na atualidade
.Conhecer o outro vem de
alteridade(alter,is)
.Cololcar-se no lugar do outro na dimensão de auxiliar nos SONHOS e para que possa ser alimentado da condição
humana de forma saudável.
.Momento de transição do período do OURO para o período de CRISES.
.Constituído numa transição com abundância teórica, mas com
ausência de ações como resultado destas produções que foram tidas como
conhecimento.
A CULTURA NEOLIBERAL X CULTURA PAGO
.Momento em que o ATO
mecanizado apenas foi apropriado apenas para uma minoria.
. A Cultura do pago trouxe mudanças nas relações: FAMILIARES, INSTITUCIONAIS E INDIVIDUAIS.
Institucinalização de um papel com foco nos
resultados
.Formado a partir de instituições em que os resultados eram
confundidos com um mero discurso.
.Professores das últimas décadas são fruto de teorias
discursivas, sem resultados reais e práticos para alimentar os sonhs e a
esperança na atualidade.
.Jovens chegam na faculdade sem terem APRENDIDO A SONHAR.
Professor: profissão
do CONHECIMENTO
aplicado.
. O mundo e as instituições exigem das
escolas o que elas não é dado.
. A escola e o professor tem dificuldade em serem um OÁSIS em meio
a um mundo desertificado por valores, atitudes , virtudes...
PELA PAZ( TITÃS)
TODO MUNDO BATE PALMAS(Padre Zezinho)
2-O CUIDADO COM O ATO DE EDUCAR
.Fomentador do conhecimento em relação as NOVAS EXIGENCIAS.
.ARTICULAR mudanças culturais
na comunidade.
ATO DE EDUCAR NA
HUMANIDADE
.Instituições:
.Família
.Igreja
.Indústrias
.Instituições...
DESAFIOS E PERIGOS
.RELAÇÕES familiares, profissionais, religiosas, políticas,
econômicas enfraquecidas.
.Sociedade adoecida nas relações que produzem FOME E VIOLÊNCIA
EDUCAÇÃO pela ação- ATITUDE
É uma escola pelos mais diversos fatores locais e globais:
.pela comunicação distorcida
.por abandonar atividades começadas (PROJETOS, PESQUISAS,
BOAS PRÁTICAS)
3-SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
-Instrumentalização
pedagógica que auxilia o professor a LIBERTAR-SE de relações
adoecidas pela cultura do mundo
neoliberal mercantilista.
Conhecer o
O outro vem de algum lugar e fala a partir deste lugar onde
ele se constitui.
.Inclusão ou
ecumenismo
NOVOS TEMPOS
E NOVAS RELAÇÕES
Os novos
tempos implicam em releitura do tempo e espaço.
.Adequamo-nos
as NOVAS RELAÇÕES no sentido de voltarmos a
condição humana na etimologia da palavra.