quarta-feira, 7 de março de 2012

CURSO FORMAÇÃO DOCENTE(Educação mudando pessoas.Pessoas mudando o mundo)





Add caption





 Está em andamento um CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADO para todos os professores municipais  de Alegria, sob a coordenação do Professor  Valsenio Gaelzer da SETREM, Desenvolvendo temas como:

O papel do professor e o cuidado com o ato de educar na sociedade do conhecimento entrelaçando conteúdos e comunidade.
1-O prof. na contemporaneidade.
2- Cuidado com o ato de educar.
3- Sociedade do conhecimento.
4- Entrelaçar os conteúdos e a comunidade.

1-Papel do professor na atualidade

.Conhecer o outro vem de alteridade(alter,is)
.Cololcar-se no lugar do outro na dimensão de auxiliar nos SONHOS e para que possa ser alimentado da condição humana de forma saudável.
.Momento de transição do período do  OURO para o período de CRISES.
.Constituído numa transição com abundância teórica, mas com ausência de ações como resultado destas produções que foram tidas como conhecimento.      
 A CULTURA NEOLIBERAL X CULTURA PAGO           
.Momento em que o ATO mecanizado apenas foi apropriado apenas para uma minoria.
. A Cultura do pago trouxe mudanças nas relações:  FAMILIARES, INSTITUCIONAIS E INDIVIDUAIS.
Institucinalização de um papel com foco nos resultados
.Formado a partir de instituições em que os resultados eram confundidos com um mero discurso.
.Professores das últimas décadas são fruto de teorias discursivas, sem resultados reais e práticos para alimentar os sonhs e a esperança na atualidade.
.Jovens chegam na faculdade sem terem APRENDIDO A SONHAR.
    Professor: profissão do  CONHECIMENTO aplicado.
. O mundo e as  instituições exigem das escolas o que elas não  é dado.
. A escola e o professor tem dificuldade em serem um  OÁSIS em meio a um mundo desertificado por valores, atitudes , virtudes...
 PELA PAZ( TITÃS)
TODO MUNDO BATE PALMAS(Padre Zezinho)

2-O CUIDADO COM O ATO DE EDUCAR

.Fomentador do conhecimento em relação as NOVAS EXIGENCIAS.
.ARTICULAR mudanças culturais na comunidade.

 ATO DE EDUCAR NA HUMANIDADE
.Instituições:
.Família
.Igreja
.Indústrias
.Instituições...
DESAFIOS E PERIGOS
.RELAÇÕES familiares, profissionais, religiosas, políticas, econômicas enfraquecidas.
.Sociedade adoecida nas relações que produzem FOME E VIOLÊNCIA
EDUCAÇÃO pela ação- ATITUDE
É uma escola pelos mais diversos fatores locais e globais:
.pela comunicação distorcida
.por abandonar atividades começadas (PROJETOS, PESQUISAS, BOAS PRÁTICAS)
3-SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
-Instrumentalização pedagógica que auxilia o professor a LIBERTAR-SE de relações adoecidas pela cultura  do mundo neoliberal mercantilista.
Conhecer o
O outro vem de algum lugar e fala a partir deste lugar onde ele se constitui.
.Inclusão ou ecumenismo
NOVOS TEMPOS E NOVAS RELAÇÕES
Os novos tempos implicam em releitura do tempo e espaço.
.Adequamo-nos as NOVAS RELAÇÕES no sentido de voltarmos a condição humana na etimologia da palavra.