terça-feira, 29 de março de 2011

COORDENAÇÃO EDUCATIVA :COLOCANDO LIMITES





               Vale a pena ser professor hoje em dia?
       Nesta manhã o Sr. Diretor Professor Valdir Borges Moreira, deslocou-se para as salas de aula para  conversar com os alunos, dialogar, pois, uma professora colocou-lhe que queria desistir por causa da indisciplina de alunos.Louvável a atitude da direção.Num diálogo sinceros, os alunos formaram uma liderança, os quais auxiliarão os professores, dentro e fora da sala de aula. A liderança, escolhida com apoio dos colegas, certamente terão uma influência positiva; e, a indisciplina, está, assim, com os dias contados.
   Pergunto: vale a pena ser professor hoje em dia?Por que existe indisciplina, qual a causa?Sem dúvida nenhuma, a falta de limites, a falta do diálogo na família e a ausência da religião se refletem no comportamento das crianças, adolescentes e jovens na escola, sendo alunos indisciplinados, verdadeiros “tsunamis” em cima dos professores, direção, funcionários e colegas de sala. Muitos professores, inexperientes, não aceitam, e, nem podem, esta falta de educação e abandonam o magistério.A culpa é de todos: do mundo digital,dos meios de comunicação em geral, da sociedade, das autoridades e do próprio povo, o qual, por vezes,aceita sem analisar as diversas situações, sem espírito crítico. Os primeiros professores são os pais.Será que os pais estão cumprindo com a sua obrigação?A sociedade não dá exemplo. Observem os políticos. Como  são ?Como agem os representantes do povo?A sala de aula reflete a sociedade.Os meios de comunicação, indiretamente, incentivam a indisciplina.
      Por outro lado, todos sabem que o salário é injusto e que existem alunos indisciplinados. O segredo é se dedicar aqueles que querem estudar e ser alguém na vida, procurando, aos poucos conquistar os demais.O que é muito difícil.Enquanto os pais ou responsáveis por alunos não assumirem e não caminharem juntos com a escola, os objetivos disciplinares não serão alcançados; e a formação do CIDADÃO, previsto na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, proclamada no ano de 1988, no artigo 205, jamais será alcançado.Ou alguém possui alguma fórmula mágica?
      Para ser professor é preciso gostar e ter muita dedicação, ser paciente, lutar por melhores salários, trabalhar feito um condenado e estar preparado para lidar com pessoas de todo tipo. Isto é uma tarefa nada fácil! Estes profissionais da educação merecem e fazem jus ao PISO SALARIAL NACIONAL, Básico, sobre o qual terão acréscimo todas as vantagens.Alguns não concordam.Merecem respeito,Por que não fazem o caminho pelo qual caminha um profissional da educação?