sexta-feira, 23 de abril de 2010

USO DAS MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO/APPRENDIZAGEM


O texto de Sheila Denize Guimarães, propõe discutir a relação entre professor e as novas tecnologias.Encontra-se, professores educadores que acompanham o seu tempo, inserindo as Novas Tecnologias de Informação e comunicação no cotidiano das aulas, usando-as como ferramentas construtoras do conhecimento, como TV, rádio e internet e, por outro lado, os professores alienados, perdendo e muito, para os próprios alunos no uso dessas tecnologias.Com razão a autora deste texto afirma:

Em se tratando de sua formação, existem estudos que apontam a necessidade da formação do professor capaz de utilizar as novas tecnologias em seu trabalho cotidiano – o ‘educomunicador’, encarado não como "um professor especializado encarregado do curso de educação para as mídias, e sim um professor do século XXI, que integra as diferentes mídias em suas práticas pedagógicas" (Belloni, 2002, . 40).

Mais adiante afirma:

Como vimos, vários estudos apontam para a necessidade de formar professores capazes de fazer um bom uso das tecnologias e de prepará-los para assumir um novo papel na sociedade do conhecimento. Baranauskas, Rocha, Martins & d’Abreu (1999) corroboram com esta perspectiva afirmando que é necessário formação para que o professor consiga avaliar quando deverá usar ou não o computador e principalmente por que usá-lo. Gomes (2002) reforça a necessidade de investimento na formação do professor para que se possa fazer um uso coerente desse recurso tecnológico e acrescenta que sua utilização implicará mudança de atitude do professor. Entretanto, apesar de os pesquisadores divulgarem veemente esta necessidade, o que presenciamos são iniciativas isoladas que proporcionam a formação inicial ou contínua de professores, tendo em vista as perspectivas apresentadas anteriormente. Grande parte dos projetos que visam à implantação de novas tecnologias demonstra uma inovação conservadora.

Sente-se a necessidade do professor repensar a sua prática pedagógica no que diz respeito ao uso das novas tecnologias, no seu fazer pedagógico. É preciso inovar; para que isto aconteça nada melhor do que os cursos de formação continuada tendo como local a própria escola, com a participação de todos: direção, coordenação, professores e funcionários.

Paulo Freire, aborda bem a questão ao afirmar “a necessidade de sermos homens e mulheres do nosso tempo que empregam todos os recurso disponíveis para dar o grande salto que nossa educação exige”.A sala de informática existe praticamente em todas as escolas.Pergunto-lhes, quantos professores, principalmente nos municípios pequenos, usam adequadamente estas novas tecnologias para a construção do conhecimento?Constata-se, que são poucos. Urge o investimento na formação dos professores e espera-se uma atitude de professor educador,contribuindo, assim, para formação dum cidadão para o exercício pleno da cidadania, previsto na CONSTITUIÇÃO, na LDB e no Plano Nacional da Educação.

Um NOVO CIDADÃO está surgindo, um ser político, capaz de,como dizia Paulo Freire,questionar, criticar, reivindicar,, participar,ser militante e engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente.Com o uso adequado das NTIC e nova postura de cada professor, é possível a concretização deste cidadão e desta NOVA SOCIEDADE:justa, humana, fraterna e com políticas de vida e não de morte, conjugando,diariamente o verbo amar e não armar.Segundo Sheila Denize Guimarães:

“Para que gere mudanças duradouras, essa pressão deverá vir acompanhada de uma política voltada para a formação de professores, que invista na preparação destes não para introduzir um programa específico, mas permitindo-lhes repensar sua prática. Entretanto, temos consciência de que toda mudança implica abandonar modos de pensar e agir que acreditávamos dar certo e às vezes dava, porém em outro contexto. Penteado (1998, p.16) propõe alimentar o processo de mudança com reflexão, troca de experiências entre os profissionais envolvidos, comunicação intrapessoal e interpessoal. Acreditamos que, mediante uma pesquisa colaborativa, todos esses elementos possam ser contemplados, contribuindo de maneira significativa para efetivação do processo de mudança e para a formação do educomunicador, voltados para esta formação que acreditamos na constituição da sociedade do conhecimento, plena e de direito”.

As mídias influem significativamente no processo ensino/aprendizagem dos alunos.Seu uso, motiva bem mais os alunos , bem como o professor; com nova postura, motivado, contagia e leva todo o processo ensino/aprendizagem, a grandes mudanças necessárias no tempo presente.Com a inserção das mídias, o professor possui uma riqueza bem maior e melhor a disposição para a orientação rumo à construção do conhecimento.Exige-se, apenas que continue sempre em formação continuada,sendo aluno na escola da vida.O uso da mídia em si, não é milagrosa, tudo é uma questão de uso: bem planejado,leva a resultados surprendentes.