sexta-feira, 16 de abril de 2010

RADIO VIDA NOVA CONTINUA PRESENTE NA VIDA ESCOLAR


      "O Programa Rádio Escola desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais. Entende-se que o salto tecnológico que tem causado profundas modificações culturais pode efetivamente trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber através das variadas mídias existentes".
           Compreender as potencialidades inerentes à cada tecnologia e suas contribuições ao ensinar e aprender poderá trazer avanços substanciais à mudança da escola, a qual se relaciona com um processo de conscientização e transformação que vai além do domínio de tecnologias e traz subjacente uma visão de mundo, de homem, de ciência e de educação (Almeida, Sem Ano).

          Para que seja possível usufruir as contribuições das tecnologias na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar, o que se aproxima das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção (Almeida, Sem Ano).
     Tanto a Escola Municipal Carlos Lourenço Martini como Itamarati  são possuidoras de RADIOS ESCOLARES.Excelentes ferramentas pedagógicas a disposição das duas comunidades escolares.Constatamos o entusiasmo dos aluno em quererem usar as mesmas para a comunicaçào.Cabe aos professores e direção propiciar, estimular, orientar, incentiivar, usar estas tecnologias democraticamente.
       
       Atualmente, muitos autores colocam o foco de seus estudos na gestão escolar. Lück (2001) acentua a importância da tomada de consciência dos gestores para a sua atuação nas mudanças, uma vez que a realidade pode ser mudada a qualquer momento, quando as pessoas se compreendem como produtoras de sua realidade por meio de seu trabalho – práxis. Ela reafirma “a importância de se dirigir a instituição não impositivamente, mas, sim, a partir dela mesma, em sua relação integrada com a comunidade a que deve servir. Isso porque o homem, para conhecer as coisas em si, deve primeiro transformá-las em coisas para si”. Lück traz importantes contribuições para se compreender a gestão escolar transformadora e democrática. Embora ele não leve em conta as contribuições das tecnologias para sua concretização, não direcionando seu olhar para a gestão de tecnologias, os aspectos que enfatiza ajudam a entender a apropriação e gestão das TIC no contexto escolar".
           Cabe aos gestores e professores lançar um novo olhar para esta importantíssima mídia.Estimular o uso desta mídia em busca de novos saberes; romper estrutras excludentes e marginalizadoras. A escola reflete a sociedade.O cidadão de amanhão, está hoje nas mãos do professor.

            “Uma ação conjunta global é necessária, um movimento como grande obra civilizatória de todos é indispensável para realizarmos essa outra globalização, essa planetarização, fundamentada em outros princípios éticos que não os baseados na exploração econômica, na dominação política e na exclusão social.” (Gadotti, 2002, p.11).
                “...não é seguramente o futuro que determina o presente, mas sim o desejo de atingir no futuro um resultado antecipado atualmente.” (PIAGET, 1978, p.181).
               “Prosseguimos. Reinauguramos. Abrimos olhos gulosos a um sol diferente que nos acorda para os descobrimentos. Esta é a magia do tempo.” (CARLOS DRUMOND DE ANDRADE)
             Cabe, pois a direção e professores: orientar, normalizar e facilitar o acesso a esta midia;Dinamizar as intervenções pedagógicas de cada professor, estabelecendo uma programação mensal para cada série; isto é facilitar uma educaçào de qualidade com o USO DAS NTIC.