sexta-feira, 30 de abril de 2010

REUNIÃO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS POR ALUNOS

  No dia 30 de Abril do corrente ano aconteceu uma importante ASSEMBLEIA DO CPM da Escola Municipal Carlos Lourenço Martini de Alegria. Na oportunidade,após as mensagens e abertura dada pela direção da escola Professor  Valdir Borges Moreira e Professora Lurdes Reis de Oliveira, foram tratados diversos assuntos relativos ao bom andamento do processo ENSINO/APRENDIZAGEM..Posteriormente, a Professora Marlene  E. Dockhan esclareceu e fez uma explanação, pormenorizada sobre o PDE DA ESCOLA( plano de desenvolvimento da escola).Todos tiveram oportundade de participar e dar sugestões para a concretização das ações a serem realizadas objetivando a melhoria da aprendiagem.O Professor Pedro Ivo Poersch aproveitoou a oportunidade e falou sobre as NTIC, (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), principalmente a  radio escolar VIDA NOVA E O BLOG  da ESCOLA E DA SEXTA SÉRIE, do qual todos podem acessar e participar.
Antes de finalizar foi escolhida e empossada a NOVA DIRETORIA DO CPM e CONSELHO ESCOLAR, conforme mostram as fotos.tudo transcorreu bem.O Professor Valdir ainda falou sobre os  PROJETOS que estão em andamento na escola:  PROJETO DO MEIO-AMBIENTE,  PROJETO DA LEITURA, PROJETO DA RÁDIO ESCOLAR, PROJETO DA CONSCIENCIA NEGRA e PROJETO DA INFORMÁTICA E AMBIENTE ESCOLAR..Está de parabéns a DIREÇÃO DA ESCOLA. Culminou com uma CONFRATERNIZAÇÃO.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

USO DAS MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO/APPRENDIZAGEM


O texto de Sheila Denize Guimarães, propõe discutir a relação entre professor e as novas tecnologias.Encontra-se, professores educadores que acompanham o seu tempo, inserindo as Novas Tecnologias de Informação e comunicação no cotidiano das aulas, usando-as como ferramentas construtoras do conhecimento, como TV, rádio e internet e, por outro lado, os professores alienados, perdendo e muito, para os próprios alunos no uso dessas tecnologias.Com razão a autora deste texto afirma:

Em se tratando de sua formação, existem estudos que apontam a necessidade da formação do professor capaz de utilizar as novas tecnologias em seu trabalho cotidiano – o ‘educomunicador’, encarado não como "um professor especializado encarregado do curso de educação para as mídias, e sim um professor do século XXI, que integra as diferentes mídias em suas práticas pedagógicas" (Belloni, 2002, . 40).

Mais adiante afirma:

Como vimos, vários estudos apontam para a necessidade de formar professores capazes de fazer um bom uso das tecnologias e de prepará-los para assumir um novo papel na sociedade do conhecimento. Baranauskas, Rocha, Martins & d’Abreu (1999) corroboram com esta perspectiva afirmando que é necessário formação para que o professor consiga avaliar quando deverá usar ou não o computador e principalmente por que usá-lo. Gomes (2002) reforça a necessidade de investimento na formação do professor para que se possa fazer um uso coerente desse recurso tecnológico e acrescenta que sua utilização implicará mudança de atitude do professor. Entretanto, apesar de os pesquisadores divulgarem veemente esta necessidade, o que presenciamos são iniciativas isoladas que proporcionam a formação inicial ou contínua de professores, tendo em vista as perspectivas apresentadas anteriormente. Grande parte dos projetos que visam à implantação de novas tecnologias demonstra uma inovação conservadora.

Sente-se a necessidade do professor repensar a sua prática pedagógica no que diz respeito ao uso das novas tecnologias, no seu fazer pedagógico. É preciso inovar; para que isto aconteça nada melhor do que os cursos de formação continuada tendo como local a própria escola, com a participação de todos: direção, coordenação, professores e funcionários.

Paulo Freire, aborda bem a questão ao afirmar “a necessidade de sermos homens e mulheres do nosso tempo que empregam todos os recurso disponíveis para dar o grande salto que nossa educação exige”.A sala de informática existe praticamente em todas as escolas.Pergunto-lhes, quantos professores, principalmente nos municípios pequenos, usam adequadamente estas novas tecnologias para a construção do conhecimento?Constata-se, que são poucos. Urge o investimento na formação dos professores e espera-se uma atitude de professor educador,contribuindo, assim, para formação dum cidadão para o exercício pleno da cidadania, previsto na CONSTITUIÇÃO, na LDB e no Plano Nacional da Educação.

Um NOVO CIDADÃO está surgindo, um ser político, capaz de,como dizia Paulo Freire,questionar, criticar, reivindicar,, participar,ser militante e engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente.Com o uso adequado das NTIC e nova postura de cada professor, é possível a concretização deste cidadão e desta NOVA SOCIEDADE:justa, humana, fraterna e com políticas de vida e não de morte, conjugando,diariamente o verbo amar e não armar.Segundo Sheila Denize Guimarães:

“Para que gere mudanças duradouras, essa pressão deverá vir acompanhada de uma política voltada para a formação de professores, que invista na preparação destes não para introduzir um programa específico, mas permitindo-lhes repensar sua prática. Entretanto, temos consciência de que toda mudança implica abandonar modos de pensar e agir que acreditávamos dar certo e às vezes dava, porém em outro contexto. Penteado (1998, p.16) propõe alimentar o processo de mudança com reflexão, troca de experiências entre os profissionais envolvidos, comunicação intrapessoal e interpessoal. Acreditamos que, mediante uma pesquisa colaborativa, todos esses elementos possam ser contemplados, contribuindo de maneira significativa para efetivação do processo de mudança e para a formação do educomunicador, voltados para esta formação que acreditamos na constituição da sociedade do conhecimento, plena e de direito”.

As mídias influem significativamente no processo ensino/aprendizagem dos alunos.Seu uso, motiva bem mais os alunos , bem como o professor; com nova postura, motivado, contagia e leva todo o processo ensino/aprendizagem, a grandes mudanças necessárias no tempo presente.Com a inserção das mídias, o professor possui uma riqueza bem maior e melhor a disposição para a orientação rumo à construção do conhecimento.Exige-se, apenas que continue sempre em formação continuada,sendo aluno na escola da vida.O uso da mídia em si, não é milagrosa, tudo é uma questão de uso: bem planejado,leva a resultados surprendentes.



terça-feira, 20 de abril de 2010

PRIMEIROS PASSOS NO MUNDO DA TECNOLOGIA


                     
        Os alunos da quinta e sexta séries da Escola Municipal Itamarati estão dando os primeiros passos no mundo da informática.A escola fica bem no interior de Alegria.Aproximadamente a dez quilometros do centro da cidade.Na aula de Lingua Inglesa levei estes alunos para a sala de INFORMÁTICA. Vibraram.
Apenas usaram os cumputadores para digitar textos de inglês.Alguns entraram no site de JOGOS PEDAGÓGICOS.Tentando realizar jogos de INGLÊS.Como a INTERNET estava lenta, retornaram à atividade anterior.Todos tiveram oportounidade de construir  experiências novas.Nenhum dos alunos possui coomputador em casa.Caso tivessem a aprendizagem seria bem mais significativa.Adaptamos a nossa atividade a esta realidade.acreditamos na mudança; é possível mudar a situação em que se encontra o nosso país pela EDUCAÇÃO..Depende da vontade política, exige também compromisso social e a implantação de novas práticas de gestão, desde controle social, de inovaçòes pedagógicas, remuneração digna aos profissionais da educação.Acreditamos em sonhos, porém com os pés no chão.Segundo Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".(canto)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

RADIO VIDA NOVA CONTINUA PRESENTE NA VIDA ESCOLAR


      "O Programa Rádio Escola desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais. Entende-se que o salto tecnológico que tem causado profundas modificações culturais pode efetivamente trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber através das variadas mídias existentes".
           Compreender as potencialidades inerentes à cada tecnologia e suas contribuições ao ensinar e aprender poderá trazer avanços substanciais à mudança da escola, a qual se relaciona com um processo de conscientização e transformação que vai além do domínio de tecnologias e traz subjacente uma visão de mundo, de homem, de ciência e de educação (Almeida, Sem Ano).

          Para que seja possível usufruir as contribuições das tecnologias na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar, o que se aproxima das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção (Almeida, Sem Ano).
     Tanto a Escola Municipal Carlos Lourenço Martini como Itamarati  são possuidoras de RADIOS ESCOLARES.Excelentes ferramentas pedagógicas a disposição das duas comunidades escolares.Constatamos o entusiasmo dos aluno em quererem usar as mesmas para a comunicaçào.Cabe aos professores e direção propiciar, estimular, orientar, incentiivar, usar estas tecnologias democraticamente.
       
       Atualmente, muitos autores colocam o foco de seus estudos na gestão escolar. Lück (2001) acentua a importância da tomada de consciência dos gestores para a sua atuação nas mudanças, uma vez que a realidade pode ser mudada a qualquer momento, quando as pessoas se compreendem como produtoras de sua realidade por meio de seu trabalho – práxis. Ela reafirma “a importância de se dirigir a instituição não impositivamente, mas, sim, a partir dela mesma, em sua relação integrada com a comunidade a que deve servir. Isso porque o homem, para conhecer as coisas em si, deve primeiro transformá-las em coisas para si”. Lück traz importantes contribuições para se compreender a gestão escolar transformadora e democrática. Embora ele não leve em conta as contribuições das tecnologias para sua concretização, não direcionando seu olhar para a gestão de tecnologias, os aspectos que enfatiza ajudam a entender a apropriação e gestão das TIC no contexto escolar".
           Cabe aos gestores e professores lançar um novo olhar para esta importantíssima mídia.Estimular o uso desta mídia em busca de novos saberes; romper estrutras excludentes e marginalizadoras. A escola reflete a sociedade.O cidadão de amanhão, está hoje nas mãos do professor.

            “Uma ação conjunta global é necessária, um movimento como grande obra civilizatória de todos é indispensável para realizarmos essa outra globalização, essa planetarização, fundamentada em outros princípios éticos que não os baseados na exploração econômica, na dominação política e na exclusão social.” (Gadotti, 2002, p.11).
                “...não é seguramente o futuro que determina o presente, mas sim o desejo de atingir no futuro um resultado antecipado atualmente.” (PIAGET, 1978, p.181).
               “Prosseguimos. Reinauguramos. Abrimos olhos gulosos a um sol diferente que nos acorda para os descobrimentos. Esta é a magia do tempo.” (CARLOS DRUMOND DE ANDRADE)
             Cabe, pois a direção e professores: orientar, normalizar e facilitar o acesso a esta midia;Dinamizar as intervenções pedagógicas de cada professor, estabelecendo uma programação mensal para cada série; isto é facilitar uma educaçào de qualidade com o USO DAS NTIC.
                      

QUE BOM LER SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CENTRO CIVICO ESCOLAR




Hoje, pela manhã, foi empossada a NOVA DIRETORIA DO CENTRO CÍVICO ESCOLAR da Escola Municipal Carlos Lourenço Martini.Este tem como objetivo coordenar atividades cívicas culturias e realizar apresentações relativas a datas importantes. Terão oportunidade de usar, sempre que o desejaram, a RADIO VIDA NOVA, que é mais um importate recurso pedagógico a disposição da escola.

PARTICIPANDO DA REUNIÃO NO CALDAS JÚNIOR


Acontedeu nesta manhã, dia 14 de abril de 2010, uma impoortantíssima REUNIÃO DOS PAIS do COLÉGIO CALDAS JÚNIOR, de Alegria.A mesma teve por objetivo colocar os pais ao par da proposta pedagógica da escola, dos projetos em andamento e dialogar com os pais de alunos ou responsáveis.Diga-se de passagem, tudo transcorreu muito bem.A  DIREÇÃOl E OS PROFESSORES desta escola estão de parabéns pelo excelente trabalho que estào desenvolvendo.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SEXTA-FEIRA SANTA

Sexta-Feira Santa dia em que comemoramos a PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; dia de reflexão sobre o sentido de nossa vida.Que rumos estamos dando para a nossa vida? Qual a mensagem deixada por JESUS CRISTO?Uma mensagem de amor.Mandou conjugar o verbo AMAR.O que acontece atualmente, em muitos casos, é justamente o contrário.
Há também fatos relacionados com a crença popular: por exemplo, colher MACELA, na Sexta-feira Santa, antes dos sol nascer, aumentaria o poder medicinal desta MACELA. O fato é que se trata duma ERVA MEDICINAL IMPORTANTÍSSIMA. A LEI ESTADUAL número 11.858/02, instituiu a PLANTA MEDICINAL MACELA como PLANTA SÍMBOLO DO RIO GRANDE DO SUL. de autoria da deputada JUSSARA CONY, na justificativa do referido PROJETO, consta que é uma das espécies de plantas medicinais mais utilizadas em medicina popular no RGS.Os remédios naturais extraídos das plantas em forma de chás, são considerados uma prática milenar.Os seus chás são muito eficazes; podem ser tomados sem restrições.Muitos colocam a macela na cuia do chimarrão. Seus efeitos terapeuticos são vários:antiespasmódica, antiflamatória, sedativo e bactericida, podendo aliviar e curar dores de cabeça, cólicas abdominais, diaréias, má-digestão, flatulência, cistite, nefrite, acidez estomacal e tosses espasmódicas. Faz um bem geral para a pessoa.De baixo poder aquisitivo.A Organizaçào Mudial da Saúde procura resgatar o uso terapeutico das plantas medicinais. Deve ser colhida dentro das melhores condições higiénicas e onde não há poluição. Caso mais gente tomasse remédios caseiros, preveniria doenças e não gastaria tanto dinheiro.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

FELIZ PASCOA

No dia primeiro de Abril de 2010 , todos os alunos, funcionários e professores das escolas municipais receberam um presente de Pascoa, seguida duma mensagem/palestra proferida pelo missionário Sr. João Carlos de Independência, esta uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, tendo como secretária a Professora Nelci Stadler Schossler.A palestra foi sobre o verdadeiro sentido de Páscoa: vida nova. Aconteceu, durante a palestra a partilha do pão.