Projeto: Semana da Pátria
Escola Municipal Carlos Lourenço Martini
Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 01 a 11 de Setembro
Justificativa:
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de:
Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
Incentivar o amor à Pátria;
Cantar e interpretar o Hino Nacional;
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
01/09- Abertura - 08:00 horas - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Todos os segmentos da escola
· Trabalhar o Hino Nacioanl - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
· Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos, de todas as séries
· 17:00 horas – Arreamento das Bandeiras
Sala de Aula - Sugestões de temas:
Brasil sempre Brasil;
A pátria se constrói;
Brasil, terra que eu amo;
Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
Por que gosto do Brasil;
· Brasil mostre a sua cara.
Poesias;
Danças;
Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos;
Confecção de faixas;
Palavras cruzadas;
Caça-palavras;
Charge;
Seminário;
Debates.
Sugestões para Debates:
O que é ser patriota hoje no Brasil?;
Cidadania - como colocá-la em prática?;
Como viveu a maioria dos brasileiros?;
A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que trabalham. No decorrer da semana, apresentarão números como: poesias, versos, músicas, etc..
Consolidação:
Turno Matutino: Hasteamento e apresentações
Turno Vespertino: Arriamento e apresentações
Jogos - sob coordenação de cada professor de sua série.
Recursos Humanos:
Todos os professores, e funcionários
Voluntários;
Todas as turmas de 1º ano a 6ª séries dos turno matutino e vespertino.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.
Após o desenvolvimento do projeto serão avaliados os trabalhos por todos os envolvidos no projeto.