sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Projeto: Semana da Pátria Escola Municipal Carlos Lourenço Martini Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento Período: 01 a 11 de Setembro Justificativa: É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil. Objetivos: Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de: Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais; Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários; Incentivar o amor à Pátria; Cantar e interpretar o Hino Nacional; Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil. Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais. Desenvolvimento: 01/09- Abertura - 08:00 horas - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Todos os segmentos da escola · Trabalhar o Hino Nacioanl - Ilustração e significado das palavras desconhecidas; · Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos, de todas as séries · 17:00 horas – Arreamento das Bandeiras Sala de Aula - Sugestões de temas: Brasil sempre Brasil; A pátria se constrói; Brasil, terra que eu amo; Independência não se faz num dia, mas a cada momento; Por que gosto do Brasil; · Brasil mostre a sua cara. Poesias; Danças; Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil; Interpretação de textos; Confecção de faixas; Palavras cruzadas; Caça-palavras; Charge; Seminário; Debates. Sugestões para Debates: O que é ser patriota hoje no Brasil?; Cidadania - como colocá-la em prática?; Como viveu a maioria dos brasileiros?; A falta de patriotismo dos políticos brasileiros; A importância do voto. Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que trabalham. No decorrer da semana, apresentarão números como: poesias, versos, músicas, etc.. Consolidação: Turno Matutino: Hasteamento e apresentações Turno Vespertino: Arriamento e apresentações Jogos - sob coordenação de cada professor de sua série. Recursos Humanos: Todos os professores, e funcionários Voluntários; Todas as turmas de 1º ano a 6ª séries dos turno matutino e vespertino. Avaliação: Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas. Após o desenvolvimento do projeto serão avaliados os trabalhos por todos os envolvidos no projeto.