sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROJETO NATUREZA E SOCIEDADE

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS LOURENÇO MARTINI PROJETO NATUREZA E SOCIEDADE I- JUSTIFICATIVA: Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a capacidade de viver que se faz constante em nossos educandos aliados a esse fato e curiosidade peculiar. Visando os maiores interesses da Escola a qual escolheram o tema. A natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o tema. II- OBJETIVOS GERAIS: Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente. Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação e embelezamento. Conhecer os principais tipos de lixo existentes em nosso meio, o destino que eles têm e os problemas que podem causar ao meio ambiente. III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver progressivamente a autonomia do educando. Criar situações específicas, onde o educando juntamente com o educador possam escolher decidir em forma cooperativa. Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos. Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas. Desenvolver o raciocínio lógico através cálculos mentais e problemas diários (reais). Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses. Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possam interagir e estabelecer relações diretas de contato. Registrar as conclusões, observando a expressão escrita e oral. IV- CONTEÚDOS Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza. Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza. Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas. Reconhecer a importância das plantas e animais e da água para a vida num todo. Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza. Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais. Identificar o reaproveitamento do lixo e sua classificação na reeutilização. PROCEDIMENTAIS Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. Realizar experiências com pequenos insetos e plantas. Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente. Ouvir músicas, assistir vídeos que tratem do tema. Visitar uma estação de captação e tratamento de água. Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema. Criar conteúdos para o embelezamento e conhecimento de tipos de flores (jardim) Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento. ATITUDES Valorizar e cultivar várias espécies de plantas. Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola. Colaborar na preservação do meio ambiente. Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre o meio ambiente em geral. Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos. Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive. Aprender qual a maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um delicioso chá. ETAPAS PREVISTAS VISANDO ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto. Produção coletiva e individual de textos de acordo com seu nível. Escrita espontânea. Atividades com alfabeto móvel. Palestra com biólogo enfatizando a importância do meio ambiente. Atividades diversificadas envolvendo a escrita e a leitura relacionado ao assunto em pauta. LINGUAGEM VISUAL Desenho livre e de observação. Recorte e colagem. Dobraduras. Modelagem com massa de modelar, areia e argila. Técnicas de pintura. Mini maquetes. Jogo da memória. Painéis. LINGUAGEM MUSICAL Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema. Ginástica historiada. Coreografia – Planeta água. PENSAMENTO LÓGICO – MATEMÁTICO Quatro operações – antecessor, sucessor. Numerais. Seqüência de idéias. Sistema de medidas. Jogos e quebra cabeças. Histórias matemáticas. Figuras geométricas. NATUREZA E SOCIEDADE Observação do ciclo da água. Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. Passeio no bosque, praça, fontes de água, rios. (Salto do Yucumã) Experiência do pé de feijão e do alpiste. Terrário portátil. Vídeos que abordam o tema. Trabalhos artesanais com utilização de sucatas. Recortes de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não preservado. Pesquisar sobre o assunto. AVALIAÇÃO Constantemente durante todo o período de realização do projeto. Observação dos alunos durante todas as experiências. Interesse e participação na realização de todas as atividades. Através do relato oral e escrito. Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções. Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza. PERÍODO DE REALIZAÇÃO Este projeto foi elaborado no mês de abril e será desenvolvido durante todo o ano, em todas as séries e disciplinas, ou seja, do 1º ano à 6ª série de acordo com o nível do educando. Acreditamos que por meio desse projeto despertamos a consciência ecológica, evitando o desperdício e reaproveitamento do que seria jogado fora. Amenizando o desrespeito que o ser humano provoca com a natureza reciclando e reaproveitando tudo que é possível. Reduzimos a quantidade de lixo e reciclamos. É um compromisso de todos e também é uma maneira de exercer a cidadania. É com pequenas mudanças em nossos hábitos que contribuiremos para a melhoria da qualidade de vida do nosso meio. Este Projeto foi elaborado por todos os professores da escola Carlos Lourenço Martini: Valdir Borges Moreira - Diretor Lourdes Reis de Oliveira – Vice-Diretora Neusa Maria Rambo Secconi Zélia Beatriz Lopes Borges Maria Leonilda Nunes Cenira Saft Moreira Eleni Izabel Ludwig Klipstein Élia Fridricheski Preissler Marlene Elizabet Dockhorn Rosane Vargas Kalb Keila Maria de Oliveira Daniela Eunice Rolim Pereira Sandra Gallert Krüger Pedro Ivo Poersch