quinta-feira, 18 de junho de 2009

CONFERENCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

JUSTIÇA SOCIAL, TRABALLHO E EDUCAÇÃO Hoje foi um dia cheio de reuniões e, por sinal, muito produtivas.Pela manhã debatemos e estudamos o documento da educação relacionado com a CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO a ser realizada em 2010, em Brasília:CONSTRUINDO O SISTEMA NACINAL ARTICULADO DA EDUCAÇÃO: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO; sendo um espaço aberto para a construção da educação de maneira democrática, possibilitando a participação de todos.Contemplando seis EIXOS TEMÁTICOS: I-Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar. IV – Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação. V – Financiamento da Educação e Controle Social. VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade. Cada unidade escolar estudou um eixo. A Escola Municipal Carlos Lourenço Martini , da qual também participo, estudou o eixo VI. São condições para assegurar com qualidade a função social da educação e da instituição educativa: a) educação inclusiva; b) diversidade cultural; c) gestão democrática e o desenvolvimento social; d) organização de um Sistema Nacional de Educação que promova, de forma articulada, em todo o país, o regime de colaboração; o financiamento; acompanhamento e controle social da educação; a formação e valorização dos trabalhadores da educação; e da instituição de uma política nacional de avaliação, tanto das ações educacionais quanto do Plano Nacional de Educação. Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade Colóquio EIXO VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade A escola deve ficar atento a : • Política de Ações Afirmativas para Estudantes: Promovendo a Igualdade. • Estratégias de Superação da Violência no Ambiente Educacional. • Educação e Mundo do Trabalho. • Educação e Relações Etnorraciais e Multiculturais. • Educação Ambiental e Contextualização Curricular. • Diversidade Regional e Contextualização Curricular. • Educação do Campo. • Educação Escolar Indígena e Territorialidade. Direito à Educação para Adolescentes em Medidas Socioeducativas e para Pessoas Privadas de Liberdade • com Deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. • A Pós-Graduação, a Produção e a Socialização do Conhecimento Científico. • Educação e Diversidade Sexual. OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES sobre: • Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade • No contexto de um Sistema Nacional Articulado de Educação e no campo das políticas educacionais, as questões que envolvem a justiça social, a educação e o trabalho e que tenham como eixo a inclusão, a diversidade e igualdade permeiam todo o processo. • No entanto, em uma sociedade marcada por profundas desigualdades sociais, de classe, de gênero, étnico-raciais e geracionais, a garantia de uma educação que se realize pautada na justiça social, que considere o mundo do trabalho para além da teoria do capital humano e que reconheça a diversidade ampliando a noção de inclusão e igualdade social constitui um desafio. • raça, a etnia, a geração, a orientação sexual, as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação são tomados como eixos e sujeitos sociais orientadores de políticas afirmativas, que caminhem lado a lado com as políticas universais, modificando-as e tornando-as mais democráticas e multiculturais. . Garantir que tais políticas assegurem que o direito à diversidade pautado em uma concepção de justiça social, respeito às diferenças e compreensão do mundo do trabalho tenha o como eixos orientadores da ação, das práticas pedagógicas, dos combate a todo e qualquer tipo de racismo, preconceito, discriminação e intolerância projetos político-pedagógicos e dos planos de desenvolvimento institucional da educação pública e privada, em articulação com os movimentos sociais.