JUSTIÇA SOCIAL, TRABALLHO E EDUCAÇÃO
Hoje foi um dia cheio de reuniões e, por sinal, muito produtivas.Pela manhã debatemos e estudamos o documento da educação relacionado com a CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO a ser realizada em 2010, em Brasília:CONSTRUINDO O SISTEMA NACINAL ARTICULADO DA EDUCAÇÃO: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO; sendo um espaço aberto para a construção da educação de maneira democrática, possibilitando a participação de todos.Contemplando seis EIXOS TEMÁTICOS:
I-Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional;
II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação;
III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.
IV – Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação.
V – Financiamento da Educação e Controle Social.
VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
Cada unidade escolar estudou um eixo. A Escola Municipal Carlos Lourenço Martini , da qual também participo, estudou o eixo VI.
São condições para assegurar com qualidade a função social da educação e da instituição educativa:
a) educação inclusiva;
b) diversidade cultural;
c) gestão democrática e o desenvolvimento social;
d) organização de um Sistema Nacional de Educação que promova, de forma articulada, em todo o país, o regime de colaboração; o financiamento; acompanhamento e controle social da educação; a formação e valorização dos trabalhadores da educação; e da instituição de uma política nacional de avaliação, tanto das ações educacionais quanto do Plano Nacional de Educação.
Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade
Colóquio
EIXO VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade
A escola deve ficar atento a :
• Política de Ações Afirmativas para Estudantes: Promovendo a Igualdade.
• Estratégias de Superação da Violência no Ambiente Educacional.
• Educação e Mundo do Trabalho.
• Educação e Relações Etnorraciais e Multiculturais.
• Educação Ambiental e Contextualização Curricular.
• Diversidade Regional e Contextualização Curricular.
• Educação do Campo.
• Educação Escolar Indígena e Territorialidade.
Direito à Educação para Adolescentes em Medidas Socioeducativas e para Pessoas Privadas de Liberdade
• com Deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.
• A Pós-Graduação, a Produção e a Socialização do Conhecimento Científico.
• Educação e Diversidade Sexual.
OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES sobre:
• Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade
• No contexto de um Sistema Nacional Articulado de Educação e no campo das políticas educacionais, as questões que envolvem a justiça social, a educação e o trabalho e que tenham como eixo a inclusão, a diversidade e igualdade permeiam todo o processo.
• No entanto, em uma sociedade marcada por profundas desigualdades sociais, de classe, de gênero, étnico-raciais e geracionais, a garantia de uma educação que se realize pautada na justiça social, que considere o mundo do trabalho para além da teoria do capital humano e que reconheça a diversidade ampliando a noção de inclusão e igualdade social constitui um desafio.
• raça, a etnia, a geração, a orientação sexual, as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação são tomados como eixos e sujeitos sociais orientadores de políticas afirmativas, que caminhem lado a lado com as políticas universais, modificando-as e tornando-as mais democráticas e multiculturais.
. Garantir que tais políticas assegurem que o direito à diversidade pautado em uma concepção de justiça social, respeito às diferenças e compreensão do mundo do trabalho tenha o como eixos orientadores da ação, das práticas pedagógicas, dos combate a todo e qualquer tipo de racismo, preconceito, discriminação e intolerância projetos político-pedagógicos e dos planos de desenvolvimento institucional da educação pública e privada, em articulação com os movimentos sociais.