terça-feira, 5 de maio de 2009

RECURSOS DIDÁTICOS E INFORMÁTICA NAS ESCOLAS

-Farei um comentário a respeito da função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem e quanto aos principais recursos didáticos disponíveis nas escolas do Brasil e quanto às limitações e dificuldades da utilização desses recursos. A utilização dos diferentes recursos didáticos na sala de aula permite ao aluno uma visão ampliada daquilo que está sendo ensinado levando a uma aprendizagem melhor e dá mais vida para a aprendizagem dos alunos. O uso de diversos recursos transforma a maneira de ensinar e aprender; transforma a sala de aula num canal de comunicação, interagindo aluno x professor e aluno X mundo. Há uma aprendizagem mais significativa. O professor que utilizar os diversos recursos existentes despertará nos alunos mais interesse pela pesquisa, preparando-o melhor para enfrentar o mundo utilizando o que a tecnologia oferece de melhor, saindo das “decorebas, textos pré-preparados, livros didáditcos...”sendo capaz de agir positivamente sobre a realidade. A utilização do rádio pedagogicamente, a televisão, o microcomputador, o aparelho de som, a imagem, a fotografia, dão uma nova dinamicidade às aulas e preparam o aluno para enfrentar os diversos problemas que aparecem e aparecerão em sua vida.Quanto á televisão cabe à escola, segundo o pedagogo Joan Ferres, levar os alunos a assistir criticamente os programas da televisão “uma escola que não ensina como assistir televisão é uma escola que não educa”, afirma ele. A internet sendo o maior centro de informações do mundo, nada melhor do que permitir aos alunos o acesso a este conhecimento e compartilhar com os colegas e professores o que cada um está aprendendo. O uso destes recursos dará mais qualidade para as aulas e o aluno estará sendo estimulado à pesquisa, prazerosamente, sempre despertando curiosidade e novos saberes. A utilização de diversos recursos didáticos contribui e muito para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. A sua utilização está comprovada fisiologicamente, psicologicamente e didaticamente que é vantagiosa.Podemos afirmar que quanto mais sentidos usarmos, melhor será aprendizagem; Cada educando tem as suas diferenças individuais; Ver, repetir,sentir.ouvir, fazer, escrever . ler....são verbos quando colocados em prática, levam a resultados bem positivos. Quanto à existência de recursos didáticos nas escolas públicas do Brasil é muito abaixo do desejado em relação ao numero de alunos. Deveria ter no mínimo dois laboratórios de informática em cada escola, ligados à Internet, de boa qualidade com a presença dum técnico para fazer os devidos reparos no momento que fosse preciso.A maioria das escola possui computadores , porém, velhos. A maioria dos professores não domina a informática, tendo dificuldades no uso das novas tecnologias. Deveria buscar com urgência cursos de atualização para o bem da melhoria da qualidade do ensino; muitos, infelizmente, perdem para os alunos falando-se em tecnologias de informação e comunicação. Podemos concluir dizendo que com melhores laboratórios em cada escola, com professores melhor preparados e bem remunerados, usando os recursos didáticos disponíveis, o processo ensino-aprendizagem será bem mais positivo.