quarta-feira, 6 de maio de 2009

RECURSO DIDÁTICO

O TELECENTRO de Alegria está pronto falta somente a ligação à INTERNET; tarefa esta reservada unicamente as empresas credenciadas pelo Ministério das Comunicações.Alegria está já muito tempo esperando....esperando....A comunidade aguarda ansiosamente.
Recursos didáticos Baseado na experiência pessoal, em estudos de pesquisa vou elaborar o meu texto, considerando o meu conceito em relação a “recurso didático, sua função no processo ensino-aprendizagem e as possibilidades e limitações na minha prática pedagógica; bem como o uso do computador na minha prática pedagógica, como recurso didático” As diversas novas tecnologias existentes vieram ao encontro da melhoria de todo o processo ensino-aprendizagem. Os computadores, a Internet....os fóruns...emails....as discussões...os hipertextos...tudo leva a ter uma visão melhor e mais fácil e mais rápida do mundo e das coisas.Hoje em dia o conhecimento está bem mais próximo e acessível para todos. Isto é bom.Os recursos estão ai a disposição de todos.Seu uso adequado leva a resultados excelentes. Por recurso didático entendo os recursos pedagógicos utilizados no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações. É tudo aquilo que uso para que aconteça a aprendizagem. São vários os recursos existentes, porém a sua correta utilização e no momento adequado leva a resultados mais eficazes.São várias as suas funções: motivadora, favorecem a capacidade de observação, aproximar o aluno da realidade, tornar os conteúdos mais concretos e interessantes; permitem uma fixação melhor daquilo que está sendo estudado.Por esta razão torna-se cada vez mais necessário a aquisição de novos recursos na sala de aula, dando ,assim, oportunidades de melhor compreender os fatores que propiciam a aprendizagem. Pedagogos e psicólogos chamam a atenção para o fato de que, sem sensações, percepções e representações, o pensamento não se desenvolve.É esta a vantagem, podemos , assim, dizer fisiológica.Baseado nas teorias de Pavlov.do ponto de vista psicológico levam a uma motivação para aprender os conteúdos.Do ponto ode vista pedagógico, quanto mais recursos utilizamos, melhor. Segundo o pedagogo J.A.Comenio “ quanto mais sentidos utilizamos melhor””Devem ir juntos sempre o ouvido com a vista e a língua com as mãos...” Ver, ouvir, falar e escrever..... Nas minhas aulas de Inglês quanto mais recursos didáticos utilizar, melhores são os resultados.Caso falasse apenas inglês maquinalmente, os resultados seriam péssimos. Levam a excelentes resultados a utilização dos verbos: LOOK, SPEAK, LISTEN and WRITE. A utilização de imagens, sons ,computadores, tornam a aula dinâmica e leva a bons resultados.Infelizmente, os nossos alunos não possuem computadores .São pobres.As aulas ficam muito limitadas ao uso dos computadores somente durante as aulas de Lingua Inglesa e outras ,durante o período em que estão na escola. Ainda convém ressaltar que a maioria dos computadores são velhos.Ligados à Internet, somente uns quatro, cinco, para o uso dos professores.Por esta razão sempre se torna necessário salvar os conteúdos desenvolvidos pelos alunos para avaliação e, posteriormente , fazer a avaliação e passar num BLOG
A função dos recursos didáticos: A função dos recursos didáticos é auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Segundo Castro: “com os recursos didáticos se obtém uma maior retenção na memória dos conhecimentos aprendidos”. Ao compararmos o que fica retido na memória, após um período de 72 horas, ou seja, de três dias em um conceito aprendido por diferentes vias, os estudantes podem recordar: 10% do que leram; 20% do que escutaram; 30% do que viram; 50% do que viram e escutaram; 70% do que discutiram; 90% do que explicaram e realizaram praticamente