segunda-feira, 23 de março de 2009

PROJETO RÁDIO ESCOLAR

PROJETO RÁDIO NA ESCOLA 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ITAMARATI CIDADE : ALEGRIA ESCOLA LOCALIZADA NO INTERIOR- 10 KM do Centro SÉRIES ENVOLVIDIAS: 1ª a 8ª PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO: Pedro Ivo POERSCH ENVOLVIMENTO DO PROJOETO: Direção, Professores, alunos , funcionários e pais. 2 – TEMA( objetivo Geral): CONSTRUIR UMA RÁDIO ESCOLAR DENTRO DA ESCOLA ITAMARATI, com conteúdos criados por grupo de professores e alunos, abordando questões de interesse escolar que FUNCIONE A CADA 15 DIAS. 3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas com o uso do rádio -Divulgar as atividades pedagógicas para conhecimento de toda a comunidade escolar. -Desenvolver a criatividade e espírito de pesquisa e estudo. -Compromissar toda a comunidade escolar para o bom funcionamento da rádio escolar -Encontrar o tempo para o diálogo formativo unificador e construtivo de um ecossistema comunicativo capaz de valorizar a pessoa humana e transformar a escola num belo espaço de aprendizagens significativas -Desenvolver a capacidade de expressão dos alunos. -Desenvolver habilidades e competências pré-existentes mas até então pouco estimuladas -Utilizar o rádio como recurso pedagógico transformando os conteúdos abstratos, desenvolvidos em sala de aula, em objeto de atualidades possíveis de discussão e compartilhamento com a comunidade local. - Possibiitar aos mais inibidos que apresentem seu trabalho oralmente para o grande 4-JUSTIFICATIVA; o rádio está presente no nosso cotidiano, portanto na vida de nossos alunos.Nada melhor do que associá-lo no processo de ensino-aprendizagem da escola Municipal Itamarati, sendo assim mais uma alternativa de novas representações diárias, como lazer, informação, entrevistas, opiniões, estratégias, costumes, gostos, valores e novas formas de perceber e adquirir o conhecimento. Temos que diferenciar a nossa maneira de coordenar as atividades em relação aos nossos alunos e toda a comunidade educativa. O rádio será mais um espaço para os alunos e professores produzirem o seu conhecimento e bem como cada um aprender a utilizar esta mídia e desenvolver suas compreensões sobre o mundo e sua cultura em que vive, provocando transformações no ambiente no qual está inserido, família e comunidade, possibilitando a formação dum cidadão crítico e consciente de seus deveres e direitos. A escola necessita estar mais aberta à sociedade, abordando temas atuais e dando sentido aos temas abstratos que somente são comentados no ambiente escolar.Os projetos escolares desta forma podem assumir dimensões maiores, repercutindo mais em toda a comunidade. 5-PASSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO RÁDIO ESCOLAR: -Apresentação do projeto para direção e professores- -Apresentação aos alunos -Concurso para escolha do nome -Inscrição de voluntários para participar na concretização do rádio escolar e programação (ESCOLHA DA EQUIPE PENSANTE) -Compra dos equipamentos necessários(o mínimo para o funcionamento) 6-PERÍODO: MARÇO A DEZEMBRO 2009 7- FUNCIONAMENTO: Cada 15 Dias- uma hora. 8-GRUPO De trabalho: Direção....professores.....Grêmio....alunos líderes...(para o bom funcionamento da rádio) 9-AVALIAÇÃO: com Direção, professores e todos os alunos, após as apresentações- avaliação oral e por escrito- Aceitando sugestões para o bom funcionamento do rádio. BIBLIOGRAFIA: Textos do Curso; textos dos colegas e experiência pessoal.