sexta-feira, 3 de julho de 2015

APROVAÇÃO: PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO








  Na sessão do dia 23 de junho, com continuação no dia 24 de junho de 2015, às oito horas, foi aprovado o Plano Municipal de Educação de Alegria, RS, para vigorar para os próximos dez anos:2015 a 2025.Trata-se dum plano municipal de educação. Está alinhado com o Plano Nacional de Educação que foi aprovado   pela Lei Federal Nº 13005 de 25 de junho de 2014; desde então os professores e a comunidade começaram a discutir e elaborar o PME. Este texto  foi elaborado  sob a coordenação do Secretário Municipal de Educação e Cultura  Prof. Marcelo Gschneitner Wisbistscki e  pela Comissão de  Elaboração do Plano Municipal , nomeada pelo  número 112/2014 de 27 de junho de 2014.Participei como representante da Câmara Municipal de Vereadores .
      O PME  está de acordo com a realidade de Alegria/RS, levando em consideração as peculiaridade locais. Foi amplamente discutido. São  20 metas a serem alcançadas,  tendo cada meta as estratégicas próprias. O grande desafio do PME de alegria é saber lidar com as novas situações que sempre vão surgindo e  saber aprender sempre. De acordo com o artigo 205 da CF  todos devem empenhar-se para o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando-lhe condições para viver como cidadão no mundo de hoje. Faz-se necessário a integração de todos; autoridades, diretores, professores, funcionários, pais e alunos para que isto seja possível. Cada um deve fazer a sua parte. Ao professor  a  árdua tarefa de buscar e aperfeiçoar-se constantemente ficando atento as novas tecnologias educacionais. A educação somente alcançará  resultados quando esta realmente for prioritária para todos  e , quando tivermos professores que buscam constantemente conhecimentos e forem bem remunerados. Do contrário, a educação continuará marcando passos.
       Em Alegria, RS, graças ao dinâmico secretário municipal de educação Prof. Marcelo Wisbistcki, a educação avançou muito e conseguiu excelentes conquistas. Isto merece ser registrado. Cabe, porém, cada professor e, diversos segmentos , continuar progredindo e alimentando a esperança de que o único caminho para que aconteça a verdadeira mudança no município é pela EDUCAÇÃO.A educação é o caminho. Gastar em educação, é investimento.