sexta-feira, 3 de maio de 2013

REPENSANDO A EDUCAÇÃO

  Nesta data teve continuidade o CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA com a UFSM; participaram todos os professores municipais; teve como local a escola nova Itamarati.Sendo o tema:
REPENSANDO A EDUCAÇÃO. Enquanto os professores fazem  o curso, um grupo de universitários coordena atividades educativas com os alunos.Segundo o poeta inglês William Henley,
Invictus

Noite à fora que me cobre
Negra como breu de ponta a ponta
Eu agradeço, a seja quais forem os Deuses
Por minha alma inconquistável.

Nas créis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não abaixada.

Além desse lugar de raiva e lágrimas
É iminente o horror da escuridão
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e deve encontrar, sem medo.

Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino;
Eu sou o capitão da minha alma.
William Ernest Henley


  Segundo os pensadores só faz sentido pensarmos em educação se for possível conseguir por meio dela um desenvolvimento pleno, que significa melhorarmos a qualidade de vida, a dignidade da humanidade. O objetivo da escola é formar seres humanos críticos, responsáveis e atuantes, visando uma formação integral para uma vida digna e cidadã. Para que este objetivo seja alcançado torna-se necessário o envolvimento de todos.