segunda-feira, 13 de julho de 2009

COORDENANDO ATIVIDADES EDUCATIVIVAS

SEMPRE ENSINANDO Alunos da segunda, terceira e quarta séries. Nova experiência em sala de aula.Trabalhando com alunos da 3ª e 4ª séries para quem praticamente trabalhou durante toda a vida com Ensino Médio e da Quinta até a Oitava séries,sem dúvida nenhuma, acrescenta uma página nova de experiências no livro da vida de alguém.Hoje coordenei atividades de Língua Portuguesa para 17 alunos destas séries; aulas chamadas de reforço.Constatei de imediato que o problema destes é a falta de leitura.Alguns possuem muita dificuldade em ler corretamente um texto.Que pena! Creio firmemente que a maioria irá alcançar os objetivos propostos; ler e escrever melhor. Após quinze minutos de contato com os mesmos percebi o grande problema: ‘Professor, eu não sei ler”, disse um. fazer o que?.....Minha intenção era distribuir livrinhos para cada um ler e, em seguida, contar e resumir no caderno.Mudei de metodologia imediatamente: entreguei um pequeno texto para cada um; foi lido várias vezes e em seguida solicitei que escrevessem o mesmo no caderno três vezes.A repetição é a lei da aprendizagem.Dei-lhes um texto bem acessível com palavras repetitivas, intitulado: “O Jogo”.Tirado duma cartilha intitulado ‘Minhas Descobertas” de Jacira Pinto da Roza, Rosa Maria Fragoso Arrué e Veronica Barcellos. A longa experiência em sala de aula, mostrou-me o caminho que leva agrandes resultados; convém, lembrar que enquanto era secretário Municipal de Educação e Cultura dei aulas durante dois anos.O IDEB subiu de 34 para 44 pontos....todas as escolas receberam melhorias na GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES, PrÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS; tudo previsto no PAR; todos os curos em andamento foram previstos por nós. Pensamos sempre na melhoria da qualidade da educação.Conseguimos com todos os colegas muita coisa bonita.E muita coisa ainda irá acontecer. Inclusive está previsto uma escola na sede do município e computadores( previstos no PAR).