quinta-feira, 2 de abril de 2009

PRODUÇÃO DE TEXTO

PRODUÇÃO DE TEXTO A prática de leitura e produção de texto que se realiza com os alunos, acredito que poucas vezes levamos em consideração os conhecimentos partilhados, os recursos semióticos, o contexto de produção e a intenção comunicativa.Quer me parecer que muitos textos que são trabalhados com os alunos são, por vezes, fora da realidade. Alguns ainda perdem muito tempo ensinando regras e normas, que não levam a nada. Ainda não há um trabalho de conjunto, todos são sabedores que a tarefa de ensinar a língua portuguesa é obrigação de todos e não somente do professor de português, segundo palavras de Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli e Sérgio Roberto Costa. Realmente o desconhecimento da leitura no que diz respeito à função sócio-cognitiva torna a ação muito limitada.Ainda poderíamos citar como causas prováveis a correria do dia a dia, a baixa remuneração e o preparo do professor.Se num universo de vinte e cinco professores apenas oito possuem computador próprio em seus lares, eu lhes pergunto, que profissional nós temos? Onde estão as suas prioridades?A falta de visão leva o professor a limitar-se às questões que já estão prontas nos livros que os alunos recebem ou compram, estando fora do contexto.Ficando de lado as imagens, condições de produção e o meio onde o texto circula...Não tendo nenhuma força comunicativa.Eu inclusive, no passado, já fui muito criticado por aceitar a produção dos alunos, atribuindo-lhes nota pelo seu crescimento num todo, não condenando-os por causa da ortografia....Mas eu ficava atento se o aluno era capaz de fazer-se entender; melhorando a sua expressão escrita e oral aos poucos.Com certeza o ensino da língua mudou. A escola, deve fazer melhorias no que diz respeito ao todo ecossistema de informação e comunicação. A implementação duma rádio escolar para uso pedagógico, sem dúvida nenhuma, vem ao encontro da melhoria da expressão escrita; pois, assim, os alunos e professores terão oportunidade de discutir, debater, escrever para, após, apresentarem para todos os colegas, professores e funcionários; no meu entender o aluno deve escrever mais, todos os dias, trabalhando e pesquisando atividades significativas relacionadas ao contexto no qual está inserido; somente, assim, haverá aprendizagem mais significativa.Para que haja uma produção de texto mais significativa convém que todos os envolvidos no ambiente escolar caminhem para a mesma direção ; e, na coordenação de atividades de produção ver que tipo de texto e gênero; oportunizando-lhes o contato com textos considerados como modelos. Algumas perguntas e esclarecimentos básicas ajudam e motivam mais os educandos na produção de textos: ficar atento ao contexto; escrever, ler e divulgar o texto, certamente fará com que haja mais perfeição na sua elaboração.